O Paraguai foi meu terceiro destino no Projeto Pula pelo Mundo. Nessa minha visita a mais um vizinho, presenciei pela primeira vez uma situação que infelizmente irá se repetir em outras viagens que farei nesse projeto.

‘’ Você foi fazer turismo no Paraguai?“- essa foi uma pergunta com espanto que escutei várias vezes. Uma mistura de desinformação e preconceito, de uma imagem disseminada entre os brasileiros de que o turismo na América do Sul se resume à Argentina, Chile e Peru (diga-se Machu Picchu). E de uma injusta e negativa imagem que temos sobre o Paraguai. Uma imagem que tem a ver com contrabando, falsificações, muamba, informalidade e produtos sem qualidade. Uma injustiça com um país encantador e de uma grande importância cultural e histórica, principalmente em relação ao Brasil.

Assunção oferece aos turistas serviços de qualidade e preços acessíveis, tesouros arqueológicos como as Missões Jesuítas, turismo ecológico, enfim, o Paraguai me surpreendeu positivamente como um país interessante e de um povo corajoso que sabe preservar e valorizar suas raízes como a língua guarani, ensinada até hoje nas escolas.

O meu roteiro está focado em Assunção, sua capital. Vou te dar motivos para que você deixe o preconceito de lado e venha conhecer esse ilustre desconhecido para nós brasileiros.

#PartiuParaguai.

SOBRE O PAÍS

O Paraguai tem 6,8 milhões de habitantes, sendo que 1\3 estão na capital Assunção e na região metropolitana. O país é um dos que mais crescem na América Latina, a uma média de 4% ao ano de crescimento do seu PIB.

A capital está localizada junto a Baía de Assunção, na margem esquerda do Rio Paraguai e é uma das mais antigas cidades do continente por ter sido base de muitas expedições jesuítas no início do século XVI, é também chamada de ‘’Mãe das Cidades’’.  O Paraguai assim como a Bolívia é um país da América do Sul que não tem saída para o mar, mas eles se orgulham do maior símbolo natural do país, o Chaco, um ecossistema que é quase um deserto na seca e um grande pântano na estação das chuvas. Assunção é uma cidade muito, mas muito quente. No verão as temperaturas chegam com frequência aos 40 graus celsius e o calor prevalece durante todo o ano, dando uma pequena refrescada no inverno.

Li em um livro que o segredo de todo bom viajante é se desvencilhar de estereótipos e preconceitos. Pra nós brasileiros, talvez nenhum destino mereça mais atenção a essa dica que o Paraguai. Esqueça o ‘’la garantia soy yo‘’, o mundo das muambas e descubra um destino diferente e muito próximo a nós. Boa Viagem!!

CHEGADA

Minha chegada se deu pelo Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi que fica na cidade de Luque, a 6 km do centro de Assunção, num trajeto de cerca de 20 minutos. O taxi custa em torno de R$60,00, cerca de 100.000,00 guaranis ou cerca de U$ 18,00.

As opções de voo para o Paraguai são somente por São Paulo, pela Gol e pela Latam. A duração do voo é de 1 hora e 45 minutos.

Minha sugestão de roteiro são de dois dias e meio, pois conhecer Assunção será muito fácil, a maioria das atrações ficam no centro e todas muito próximas.

HOSPEDAGEM

Os hotéis em Assunção ficam concentrados na região central, com várias opções e preços. Fiquei no Granados Park Hotel, bem localizado no centro da cidade e perto de tudo.

ROTEIRO DE 3 DIAS

PRIMEIRO DIA

Como sempre sugiro em minhas viagens, programe-se para sair cedo do hotel. Dormir até tarde a gente deixa pra fazer em casa, não é mesmo? Além de roupas confortáveis e um tênis bom e macio( meninas, nada de saltos!), o kit básico deve conter protetor solar, celular e máquina fotográfica carregados, um carregador portátil, documentos bem guardados e muita disposição.

PALACIO DEL GOBIERNO – CALLE PALMA

palacio1

Como disse anteriormente, as atrações de Assunção ficam concentradas no centro da cidade e dá pra fazer a pé. Nosso ponto de partida será a Calle Palma, onde sugiro passar na Casa do Turista onde você pode pegar gratuitamente o mapa da cidade e várias informações turísticas sobre o Paraguai. Desça alguns quarteirões e começamos pela primeira atração do dia, o Palácio del Gobierno , também conhecido como Palácio de Los López. Este imponente edifício de estilo neoclássico é a sede da Presidência do Paraguai e um dos cartões de visita de Assunção. Localizado em frente a Baía de Assunção, os seus jardins foram inspirados nos do Palácio de Versailles na França.

Durante a Guerra do Paraguai, o palácio foi invadido pelo exército brasileiro e muitos dos móveis, estátuas, tapetes e obras de arte trazidos da Europa foram levados para o Brasil pela tropa brasileira. O curioso é que o Presidente Francisco Solano López, que construiu o palácio, não chegou a ocupá-lo, pois ao ter suas obras terminadas, no início da Guerra, o líder paraguaio mudou-se com suas tropas para o interior do país, voltou a Assunção, mas foi morto pelo exército brasileiro antes de tomar posse do seu palácio.

palacio2

Na parte de cima, ao lado dos jardins, existe um mirador (mirante) onde se tem uma bela vista da Baía de Assunção, da Costanera( Avenida que beira o Rio Paraguai) e do Parque Bicentenário. Ao observar o Palácio de cima, ele lembra a forma de um “U”. Ao descer para Costanera você terá os melhores ângulos para fotografa-lo. Logo em frente nós iremos até a Manzana de la Rivera.

MONZANA DE LA RIVERA

manzana de la rivera 3_preview

É um conjunto de 9 casas históricas de Assunção datadas de 1750 que foram restauradas e hoje funciona como um museu que mostra a evolução arquitetônica da capital paraguaia e a estória da cidade. Existe um pequeno arco original construído naquela época.

PLAZA INDEPENDENCIA

Quartel General 2_preview

Andamos mais um pouco e chegaremos a Plaza Independencia, onde ficam algumas atrações da cidade em sua volta. Encontrei a praça bem degradada e ocupada por dezenas de barracas de sem teto que infelizmente perderam suas casas nas últimas enchentes do Rio Paraguai. Logo que chegamos a ela vimos à direita o Cuartel de Policia de Asunción. O prédio é a sede da Polícia Paraguaia e tem um enorme valor histórico para os paraguaios. Na Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai, Assunção foi ocupada por tropas brasileiras em um episódio ainda doído na alma dos paraguaios e eles não escondem isso.

O quartel foi invadido em 1869 e virou sede do exército brasileiro durante a invasão até 1876. Antes foi também a cadeia pública e a Escola de Artes da cidade.

Catedral de Assunção 2_preview

Seguindo mais à frente, chegamos à Catedral Metropolitana de Assunção. Iniciada em 1842 e finalizada em 1860, a Catedral fica em frente a Plaza Independencia. Tem a fachada em estilo neoclássico com o escudo nacional paraguaio bem na frente e no alto. No interior da catedral funciona um museu com objetos litúrgicos e arte sacra. Na praça existe o principal museu do Paraguai, o Museu del Cabido, edifício de estilo neoclássico, construído no século XIX e que foi durante décadas sede do Poder Legislativo. Desde 2004 quando foi construído o Palácio e esse poder se mudou pra lá, ele se transformou em dos mais importantes museus do Paraguai.

LETREIRO DE ASSUNÇÃO

Letreiro de Assunção 4_preview

Voltamos pelo mesmo trajeto e iremos descer pela lateral do Palácio de Los Lopez de onde falei anteriormente teremos os melhores ângulos para fotos da imponente sede do governo paraguaio. Lá encontraremos o letreiro de Assunção, foto obrigatória para quem esteve na cidade. A foto fica bem legal, pois ao fundo teremos o Palácio bem imponente e dando uma beleza a mais na foto.

Letreiro de Assunção_ 5_preview

PAUSA PARA O ALMOÇO

Paramos para almoçar e minha sugestão é um restaurante chamado Rodízio onde você irá encontrar churrasco por um preço bem acessível. Um almoço bem servido com carnes à vontade fica em torno de R$ 50,00 (cerca de 83 mil guaranis). Fica na Calle Palma, próximo à Casa do Turista.

PLAZA DE LA DEMOCRACIA

plaza democracia

Depois de almoçar e saborear uma Cerveja Paraguaia chamada Pilsen, voltamos ao nosso passeio caminhando até um conjunto de 4 praças próximas umas das outras. A primeira que cheguei foi a Plaza de La Democracia, onde fica também o famoso e tradicional Hotel Guarani um dos primeiros grandes edifícios da cidade. Nessa praça tive uma grata surpresa onde descobri que no Paraguai a internet é grátis e de ótima qualidade nas principais praças e avenidas da cidade.

OLIMPIA x CERRO PORTENO

Classico Olimpia x  Cerro 2_preview

A segunda surpresa do dia foi que ao contrário da parte da manhã, onde encontrei muita gente nas ruas, naquela tarde de sábado as ruas de Assunção estavam desertas como nas fotos abaixo.

Achei estranho pois não tinha absolutamente ninguém nas ruas. Ao passar por um vendedor na praça com seu varal repleto de camisas de futebol alvinegras e azul grenás à venda, e a um ponto de taxi onde várias pessoas se espremiam em uma pequena tv percebi que naquela tarde acontecia o maior clássico do país, Olimpia x Cerro Porteño, jogo de futebol que literalmente faz parar o Paraguai. Até tentei comprar um ingresso de última hora para ir ao lendário Estádio Defensores del Chaco mas não tive sucesso. Fui então caminhando pelas ruas desertas do centro de Assunção até chegar a Plaza Uruguaia, uma das principais praças da cidade, com muitas árvores, muito frequentadas pelos paraguaios, que adoram sentar em seus bancos para tomar o seu tererê (típico e famoso chá paraguaio, admirado por 99,9 de cada 100 paraguaios). A praça tem uma estátua do General Artigas, herói da independência do Uruguai. Ao lado da praça fica a antiga Estação Ferroviária de Assunção.

classico

Não querendo ser o único naquela cidade que não estava assistindo ao clássico, voltei ao hotel e assisti ao segundo tempo no bar ao lado do lobby, cercado por três funcionários, entre eles o rapaz da recepção, que literalmente abandonou seu posto para acompanhar a partida. Todos torcedores do Cerro Porteno que, ao contrário do que eu achava, tem a maior torcida do Paraguai (obviamente não me arrisquei a dizer a eles que achava que era a do Olímpia rsrs). Acabei dando sorte para eles, pois estava 1×0 pro Olímpia quando cheguei e o Cerro empatou o jogo e quase virou no final. Resultado final do clássico 1×1 e o país voltou ao normal com as pessoas voltando para às ruas.

VILLA MORRAS

Shopping Mariscal 1_preview

A noite fui ao Shopping Mariscal, um dos principais da cidade, que fica no bairro nobre de Villa Morras. O bairro tem muitas mansões, casas imponentes e sem prédios. Lugares suntuosos como a gigantesca sede do Club Olimpia (clube da elite em Assunção, enquanto o Cerro é o clube do povo), das grandiosas sedes das Embaixadas do Brasil e dos Estados Unidos e de vários restaurantes e casas noturnas. O Shopping Mariscal tem inúmeras opções de restaurantes e lojas, de várias marcas e grifes internacionais.

 SEGUNDO DIA

LA ESCALINATA – LOMA SAN JERONIMO

laescalanitaOptei por ir logo cedo ao bairro Loma San Jeronimo, um simpático bairro de Assunção que foi revitalizado em 2013 e logo se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade. É um dos bairros mais antigos de Assunção, mas é uma atração turística recente, onde se destacam suas casas coloridas e pitorescas, seus corredores e passagens estreitas, suas ladeiras que o tornam uma atração interessante e muito acolhedora. Parece muito com o Caminito no bairro de La Boca em Buenos Aires, mas ainda carece de mais estrutura para os turistas. Mas valeu a pena o passeio.

escalinata

São várias casinhas coloridas em seus corredores estreitos que parecem um labirinto. Ande pelas suas vielas e encontre moradores simpáticos nas janelas e quintais de suas casas interagindo com o local. Em uma delas encontramos o Mirador de San Jeronimo onde  se entra pela casa de um morador e lá no alto, depois de subir por uma escadinha bem estreita e empinada, você tem uma bela vista do Rio Paraguai. O grande destaque do passeio é conhecer a La Escalinata, uma escadaria super colorida com azulejos de várias cores que liga a parte baixa do bairro até a parte alta. Muito charmosa e bem legal.

IGREJA DE LA ENCARNACIÓN

Igrela de la encarnacion 13_preview

De lá pegue um taxi até a Igreja de La Encarnación, que fica na parte alta da cidade. Um dos maiores templos de Assunção, a atual construção se iniciou em 1893 depois de um incêndio ter destruído totalmente a antiga igreja. Tem um estilo renascentista, similar às catedrais europeias, mas estava fechada a visitação (fique atento pois ela fecha aos domingos), o que me deixou frustrado pois só pude conhecê-la externamente.

PANTEÃO NACIONAL DOS HERÓIS

panteao

Pegue um taxi até o centro de Assunção e desça na Calle Palma, esquina com a Calle Chile e você irá visitar o Panteão Nacional dos Heróis, um dos monumentos mais importantes do país. Já citei anteriormente algumas vezes a Guerra do Paraguai, e esperei a visita a este monumento para falar um pouquinho mais da história dessa guerra pouco conhecida pelos brasileiros mas que os paraguaios não se esquecem e fazem parte importante dos livros de história de todo estudante paraguaio.

Curiosidade Poucos sabem, mas o Paraguai já foi uma potência regional, e por causa de um presidente maluco, que  jogou o país numa guerra desigual contra uma aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai, o Paraguai foi praticamente riscado do mapa na chamada Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai como nós conhecemos. O Paraguai foi destruído por essa aliança liderada pelo Brasil e demorou décadas e décadas para se reconstruir. O efeito foi tão devastador que por um bom tempo o Paraguai teve problemas sérios em fazer crescer sua população, pois as baixas foram tão grandes no exército paraguaio que o país ficou com uma população basicamente formada por mulheres, crianças e idosos.

Esse monumento foi iniciado como templo católico em 1863, com a cúpula inspirada na Igreja do Palácio dos Inválidos em Paris e na Igreja de Santa Maria de Carignano em Genova. A obra foi interrompida durante a Guerra do Paraguai e só foi retomada mais de 70 anos depois, sendo inaugurada em 1936, agora não só como igreja (Oratório da Virgem de Assunção, padroeira do Paraguai) mas como uma homenagem aos heróis da Guerra do Paraguai e da Guerra do Chaco. Lá também estão os restos mortais de personagens importantes do país como dos ex-presidentes Carlos Antonio López e Francisco Solano López.

Pois aí foi a minha segunda frustração do dia. O monumento estava fechado para reformas e restauração e não pude visitá-lo dessa vez. Já estive lá em 2009 na primeira vez que fui a Assunção mas nem sonhava que iria voltar com o projeto Pula pelo Mundo. De qualquer maneira consegui tirar algumas fotos por cima dos tapumes.

PAUSA PARA O ALMOÇO

lido bar 1_preview

Para o almoço seguem algumas sugestões de bons restaurantes na cidade: Restaurante Varanda, Lo de Osvaldo ou o Lido Bar, um dos mais antigos e tradicionais de Assunção que fica exatamente em frente ao Panteão dos Heróis.

MUSEU CASA DA INDEPENDÊNCIA

museu independencia

Volte em uma pequena caminhada a região próxima ao Palácio de Los López e visite o Museu Casa da Independência, uma casa simples de estilo colonial, que tem uma enorme importância na história do Paraguai, pois foi palco de reuniões secretas que levaram à independência do país em 1811. O museu é muito interessante, com móveis e vários objetos pertencentes aos protagonistas da independência. Nos fundos há uma ruazinha, um marco histórico pois foi de lá que saíram os patriotas no dia 14 de maio de 1811 para conseguirem a independência do Paraguai.

PALÁCIO LEGISLATIVO

Parque bicentenario 6_preview

Ande um pouco até o Palácio Legislativo, um prédio moderno com uma enorme fachada toda espelhada, onde é a sede do Congresso Paraguaio, passe pelo Parque Bicentenário (em frente ao Palácio de Los Lopez), inaugurado em 2011 em comemoração ao Bicentenário do Paraguai e chegue até a Costanera de Asunción, uma das novas atrações da cidade.

 COSTANERA

costanera

A larga avenida foi inaugurada em 2013, com seus amplos calçadões e percorre toda a costa da Baia de Assunção, na margem do Rio Paraguai, passando por uma pequena faixa de areia as margens do rio, a Praia de Assunção, onde os paraguaios praticam esportes, fazem caminhadas, piqueniques, se encontram para tomar um tererê e até praticam esportes aquáticos. Um espaço muito agradável em Assunção, faça uma bela caminhada sentindo a brisa do rio, onde você verá famílias, crianças, muitos jovens com seus smarthpones , homens e mulheres  paraguaias desfrutando desse espaço democrático ao ar livre.

fragatas

O passeio terminou com um belíssimo por do sol às margens do rio com as fragatas da marinha paraguaia ao fundo. Sim, apesar de não ter litoral, o Paraguai tem sua marinha firme e forte.

Fragatas Paraguaias 1_preview

 SHOPPING PASEO CARMELITAS

carmelitas

Termine o dia indo jantar no Shopping Paseo Carmelitas, um shopping aberto, um espaço enorme que ocupa um quarteirão inteiro no nobre bairro de Villa Morra, com várias atrações. Os melhores restaurantes da cidade, bares, pubs, boates, enfim tudo o que você quiser escolher tem lá, em ambientes descolados onde você pode optar por somente jantar, tomar um drink, ir dançar ou curtir uma balada. Um espaço gastronômico de primeira que vale a pena conhecer!

 TERCEIRO DIA

 SEDE DA CONMEBOL

museu da conmebol 36_preview

Para encerrar a viagem deixe para fazer um passeio super legal, que pela logística deve ficar para o último dia, visitando a imponente sede da Conmebol (Confederação Sul Americana de Futebol) e o Museu do Futebol Sul Americano. Falei da logística pois ele fica em Luque, bem ao lado do aeroporto. Faça o check in mais cedo no hotel e já vá direto de taxi até a Conmebol e depois pegue um taxi ou pegue um ônibus de lá para o aeroporto.

fica a dica

Eu fiz uma coisa diferente mas sinceramente não aconselho, pois apesar de ter aproveitado e feito uma bela caminhada, com o enorme calor que faz em Assunção, eu cheguei no aeroporto para pegar o voo suando igual tampa de marmita, rsrs. Isso porque fui de taxi até o aeroporto, despachei minhas malas duas horas e meia antes do voo, e fui a pé por uns 15 minutos de caminhada até o museu, o visitei em uma hora e voltei com mais 15 minutos de caminhada. Mas se não quiser passar na imigração todo suado a ponto do agente da alfândega pedir para abrir toda a minha mochila por achar estranho aquela suadeira, vá e volte de taxi.

museu futbol

A  sede da Conmebol é um enorme prédio luxuoso e com arquitetura moderna, em um terreno enorme onde além do museu, tem um enorme auditório e um luxuoso hotel da rede Bourbon. Visita bem legal, mesmo para quem não é muito fã de futebol. Como amo esse esporte, achei o passeio sensacional !

museu futbol2

É um museu temático dedicado ao futebol sul americano, inaugurado em 2009, é um dos mais legais que já visitei e olha que conheço vários pelo mundo. Assista ao filme feito em 360º sobre a origem do futebol, a história das seleções sul americanas, das Copas do Mundo, da Copa América e da Copa Libertadores, vale muito a pena.

museu futbol3

São várias salas com exposições de camisas, troféus, flâmulas, objetos importantes do futebol sul americano. Homenagens a Pelé, Ronaldo Fenômeno, Maradona, Messi e vários outros gênios da America do Sul. Uma sala com a história de todas as seleções do continente, do Brasil à Venezuela, da Argentina à Bolívia e claro o Maior de Minas, Cruzeiro Esporte Clube, representado lá pelas suas duas Libertadores, 2 Super Copas como um dos maiores clubes da América. Enfim, um passeio imperdível.

Bom, depois desse passeio, chame um taxi e em menos de cinco minutos você estará no aeroporto para voltar para casa. Espero que tenham gostado do roteiro e que tenha sido útil.

caminho museu conmebol x aeroporto_preview

Valeu Assunção! Valeu Paraguai!  Hasta la próxima!