Hospital Beneficência Portuguesa

Unidade Paulista | Unidade Mirante

Agendamentos: Presencial e Teleconsulta

+55 (11) 3505-1000
+55 (11) 3505-4242

ATENDIMENTO GERAL

+55 (11) 95097-9500

ANEMIAS MACROCÍTICAS, MICROCÍTICAS E NORMOCÍTICAS

A anemia tem como característica a diminuição de hemoglobina na corrente sanguínea, o que pode levar à diversos problemas de saúde.

As ANEMIAS MACROCÍTICAS, são aquelas em que as hemácias apresentam um tamanho maior do que o normal e seus principais tipos são:

  • Anemia Megaloblástica
    Tem como característica o tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela baixa ingestão de vitamina B12, mais comum em vegetarianos.
  • Anemia Perniciosa
    Tipo de anemia em que o indivíduo ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, pois pode haver uma anticorpo anti fator intrínseco (fator que se liga à vitamina b12 no estômago para aumentar a sua absorção). Se não houver o tratamento adequado, pode resultar em graves danos neurológicos.
  • Síndrome Mielodisplásica
    Tipo de neoplasia em que as células na medula óssea possuem alteração de sua forma. Na maioria das vezes aparece uma anemia macrocítica acompanhada ou não de outras alterações no hemograma. Pode evoluir para leucemia aguda.

 

Já as ANEMIAS MICROCÍTICAS são aquelas em que as hemácias apresentam um tamanho menor que o normal, e seus principais tipos são:

  • Anemia Ferropriva
    É um tipo de anemia decorrente da falta de ferro no organismo e seu tratamento geralmente acontece através de uma dieta rica em ferro e suplementação de ferro. Alguns de seus sintomas são: cansaço, fraqueza, tontura, sonolência, palidez cutânea, dificuldade de concentração, queda de cabelo, unhas fracas, pele seca entre outros.
  • Talassemia
    É um tipo de anemia causada por alterações genéticas. É hereditária, e portanto não é causada por deficiência nutricional. A Talassemia pode levar à fadiga, irritabilidade, alterações ósseas em crianças. Para seguimento, é necessário que o médico identifique o tipo de anemia.

 

E as ANEMIAS NORMOCÍTICAS são aquelas em que o tamanho das hemácias é normal. Pelo exame o indicador VCM nos mostra este parâmetro. Mas nem sempre existem regras, podendo um tipo de anemia as vezes se apresentar como sendo normocitica e as vezes macrocítica. Mas em geral seguem os principais exemplos de anemias:

  • Anemia Hemolítica
    Em que há produção de anticorpos que destroem células sanguíneas e seus sintomas principais são tonturas, palidez, batimentos cardíacos acelerados.
  • Anemia Falciforme
    É hereditária e causada pela destruição das células vermelhas do sangue devido alteração da forma das hemáceas. Habitualmente os pacientes sentem dores nas articulações e até mesmo síndrome torácica aguda em decorrência de infecções agudas.
  • Anemia Aplástica
    Essa anemia diminui a produção de todas as células sanguíneas na medula óssea. O tratamento é feito através do transplante de medula óssea e transfusão de sangue. Seus sintomas principais são hematomas frequentes, manchas roxas na pele, sangramentos que demoram a parar.

 

Ao perceber alguns desses sintomas procure atendimento médico.

Dra. Iracema Esteves

Hematologista e Transplante de Medula Óssea
whatsapp:  (11) 95097-9500
www.drairacemaesteves.com.br

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *