Durante um tratamento de câncer o mais adequado é conversar com o médico ou equipe médica que acompanha o caso para definir uma dieta balanceada e nutritiva.
É muito importante que equilibrar a dieta do paciente em tratamento, pois uma alimentação nutritiva vai ajudar a fortalecer o organismo, combatendo infecções, ajudando a controlar efeitos colaterais do tratamento, mantendo um peso saudável etc.
Estudos apontam que uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais pode ajudar a prevenir o câncer. Essa é a mesma dieta recomendada para pacientes com câncer.
Aqui estão alguns dos principais benefícios da dieta recomendada para pacientes com câncer:
- Ajuda a manter o peso corporal saudável.
- Ajuda a reduzir o risco de recorrência do câncer.
- Ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.
- Ajuda a aumentar a sobrevivência.
- Ajuda a reduzir o risco de câncer de estômago, câncer de intestino e outros cânceres.
Para obter esses benefícios, é importante seguir uma dieta saudável e equilibrada. Veja alguns dos alimentos que devem ser evitados:
- Alimentos processados e embutidos.
- Alimentos gordurosos e ricos em açúcar.
- Refrigerantes e sucos com corantes.
Quais alimentos são saudáveis e devem ser incluídos na dieta?
- Frutas e vegetais crus.
- Grãos integrais, como arroz, pão e macarrão.
- Gorduras saudáveis, como óleo de coco, azeite de oliva e abacate.
- Proteínas magras, como carne magra, frango, peixe e ovos.
É importante se lembrar que cada paciente é único e deve falar com o seu médico sobre a dieta que mais vai se adequar. Mas, em geral, a dieta recomendada para pacientes com câncer é rica em frutas, vegetais e grãos integrais e pobre em alimentos processados e gordurosos.
Se você é um paciente em tratamento de câncer fique atento à sua alimentação, suplementação e hidratação. Sua segurança alimentar vai ajudar o seu corpo a reagir melhor ao tratamento, além de diminuir o risco de doenças e infecções alimentares.