
A quimioterapia é um tratamento utilizado para combater o câncer, onde são usados medicamentos em conjunto com outros (poliquimioterapia) ou em monoterapia. O papel do tratamento quimioterápico é destruir as células cancerosas para impedir que elas cresçam e se multipliquem, porém a medicação utilizada no tratamento acaba afetando células sadias, causando diversos efeitos colaterais.
Durante o tratamento existem casos em que é necessário o paciente ficar internado e existem casos em que ele vai ao hospital para receber a medicação e depois é liberado.
Como o tratamento tem muitos efeitos colaterais, exige bastante força e coragem do paciente, especialmente no lado emocional. Em muitas situações o paciente tem receio de iniciar o tratamento por conta desses efeitos colaterais, sendo os mais frequentes:
Os efeitos colaterais podem ter durações variadas, sendo que em alguns casos acabam mais rápido, outros demoram meses ou até anos para sumir, mas é importante ressaltar que esses efeitos colaterais não acontecem com todos os pacientes e também já existem medicamentos que amenizam esses problemas.
Hematologista e Transplante de Medula Óssea
whatsapp: (11) 95097-9500
www.drairacemaesteves.com.br
Compartilhar: