
O procedimento para doação de medula óssea é relativamente simples, porém, antes de iniciar o processo é importante que o doador se cadastre junto ao banco de medula da sua região.
Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade e estar em boas condições de saúde. Após preencher o cadastro, o doador passará por uma triagem e, se for aprovado, poderá doar medula nos hospitais credenciados.
É importante ressaltar que a doação de medula não afeta a qualidade de vida do doador e que ele pode voltar a doar medula após um intervalo indicado pelo médico.
A medula óssea é o tecido líquido-gelatinoso encontrado no interior dos ossos com a função de produzir componentes do sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas.
Esses componentes do sangue se renovam ininterruptamente produzindo células sanguíneas, e a medula óssea se encarrega dessa renovação.
Pode- se dizer que em alguns tipos de transplante de medula óssea é necessário a troca de uma medula deficitária por outras células normais provenientes de um doador. E em muitos casos essa opção pode ser a única chance de cura!
Para ser um doador de medula óssea cadastre-se em algum hemocentro da sua cidade e ajude a salvar vidas com esse gesto simples, cheio de amor e que faz toda a diferença!
Hematologista e Transplante de Medula Óssea
whatsapp: (11) 95097-9500
www.drairacemaesteves.com.br
Compartilhar: