QUANDO DEVO PROCURAR UM HEMATOLOGISTA?
Alguns sinais e sintomas podem ser o início para se diagnosticar algumas patologias. Fique atento para as seguintes situações:
- Febre de origem desconhecida
- Perda de peso inexplicável
- Aumento de ínguas (linfonodos) sem dor e endurecidos
- Aumento do baço
- Sudorese noturna
- Anemia (redução dos glóbulos vermelhos) ou aumento dos glóbulos vermelhos
- Redução acentuada ou aumento exacerbado dos glóbulos brancos no sangue
- Redução ou aumento significativo da contagem das plaquetas
- Infecções de repetição
- Fraturas ósseas sem traumas e dores ósseas
- Insuficiência renal sem causa conhecida
- Sangramentos espontâneos, manchas roxas pelo corpo sem nenhum trauma
- Tromboses e/ou abortos de repetição
- Ferritina elevada
O QUE É MEDULA ÓSSEA?

A medula óssea é um tecido esponjoso localizado no interior dos ossos. Neste local ocorre o desenvolvimento das células maduras que circulam no sangue (células que são vistas através do hemograma) a partir de células imaturas precursoras chamadas células tronco hematopoéticas (CTH). Durante o nascimento, todos os ossos possuem medula ativa, mas na idade adulta, a formação de células sanguíneas (hematopoese) se inicia preferencialmente nos ossos longos como fêmur, vértebras, quadris, ombros, costelas, esterno e crânio. Muitas patologias iniciam-se dentro da medula óssea.
O QUE É SANGUE?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. Ele é produzido na medula óssea e é formado por uma parte líquida (plasma) e uma parte celular (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas). O plasma, de cor amarelada, é constituído por 90% de água e 10% de proteínas e sais minerais. As substâncias nutritivas, necessárias às células, ficam dispersas no plasma e assim circulam por todo o organismo. Os glóbulos brancos, também conhecidos por leucócitos, são responsáveis por combaterem as infecções, destruindo diretamente as bactérias e vírus no sangue, além de produzirem globulinas, que fortalecem o sistema imunológico frente às doenças. Há vários tipos de leucócitos com diferentes funções: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.
O QUE É SISTEMA LINFÁTICO?

É um sistema complexo e exerce funções vitais para o nosso corpo. Constitui-se por uma complexa rede de vasos (vasos linfáticos), semelhantes às veias, que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido que se acumula nos tecidos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. É parte do sistema de defesa do organismo e é composto por várias estruturas: órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos. Por elas circulam uma grande quantidade de glóbulos brancos, em especial os linfócitos. Estes linfócitos, são glóbulos brancos que realizam a defesa do organismo. Existem três tipos de linfócitos: a) Linfócitos B, que produzem anticorpos (proteínas usadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar corpos estranhos como bactérias, vírus ou células tumorais) e estão presentes na medula óssea, local importante para a sua função; b) Os Linfócitos T, que possuem várias funções, dentre elas a de auxiliar os linfócitos B na produção de anticorpos; c) Células exterminadoras naturais, ou células NK (natural killer), que recebem esse nome porque têm uma função natural de atacar as células infectadas por vírus, sem precisarem de anticorpos ou de outro intermediário.