fotonoticia5

Inaugurada primeira etapa da Via das Indústrias

 

Foi inaugurada em Betim, em solenidade dia 18 de dezembro, a primeira etapa da obra da Via das Indústrias, do trecho que vai da BR–381 até a altura dos bairros Renascer e Novo Amazonas.

A obra, que vai interligar os vetores Sul e Norte da cidade, desafogando o trânsito das avenidas e ruas do município, é fruto da parceria da prefeitura com a iniciativa privada, através da Operação Urbana Consorciada da Bacia do Córrego do Pintado, e receberá investimento de cerca de R$ 250 milhões. O empreendimento terá 20 km, sendo que na primeira etapa foram inaugurados 2,5 km.

Segundo o prefeito Vittorio Medioli, quando estiver concluída, a obra vai revolucionar a mobilidade urbana na região, que funciona como um corredor de distribuição de petróleo para todo o país. “A Via das Indústrias vai fornecer ligação da Via Expressa, em Contagem, até o Distrito Industrial, em Betim, onde estão abrigadas empresas de grande porte, como a Fiat e a Petrobras, além de outras centenas de indústrias. Para a população dos bairros Renascer, Capelinha, Alvorada, Novo Amazonas, a Via das Indústrias também representará uma grande valorização e uma ligação importante de entrada e de saída das pessoas para os bairros”, salientou.

fotonoticia4

Representante do grupo de empresas que fazem parte da Opera Consorciada, o empresário Gustavo Gatti, da Gatti Engenharia, explicou que essa será a primeira via perimetral – que liga duas regiões sem a necessidade de passar pelo centro – da cidade de Betim, que irá desafogar o tráfego que passa hoje pela rodovia Fernão Dias e avenidas em áreas urbanas da cidade. “Em Belo Horizonte, há o Anel Rodoviário, mas Contagem e Betim não contam ainda com uma via desse tipo. Agora, Betim terá essa importante ligação que vai facilitar bastante a logística das indústrias”, disse.

Como contrapartida à realização das obras, a Prefeitura de Betim está oferecendo às empresas envolvidas no projeto estímulos para ocuparem o entorno da nova estrutura viária com empreendimentos industriais que ajudarão a fortalecer a economia local. Os investimentos do grupo na cidade podem chegar a cerca de R$ 1 bilhão em dez anos.

 

Com informações do jornal O Tempo Betim – 18/12/2017